sexta-feira, 15 de abril de 2011

NOVIDADE!!!

 Modo de jogar:


Todas as cartas ficam agrupadas em um monte, de posse do juiz. Escolhe-se um juiz para iniciar o jogo, que deverá ser trocado a cada rodada, passando o comando ao jogador à sua direita. O juiz pega uma carta e nomeia a figura, mostrando-a aos demais jogadores.


Em seguida, fala o nome das letras que estão no verso daquela figura, colocando-a na mesa, com as letras e boquinhas expostas. Cada uma das letras do par está pintada ou de azul ou de vermelha e deve ser observada, pois é indicativa da resposta.


Os demais jogadores deverão bater sua mão sobre a cartela maior, na boca de cor azul ou na vermelha, conforme julgam que seja a escrita daquela figura. Se houver vários jogadores, as mãos deverão permanecer umas em cima das outras, pois será considerada vencedora a primeira mão a bater na BOCA da cor CERTA.


Explicar para que os jogadores não batam suas mãos com muita força, a fim de se evitar lesões.


Exemplo 1: Figura de BONÉ. Letras B (vermelha) e P (azul). Os jogadores deverão bater a mão na Boca Vermelha, pois a palavra BONÉ se escreve com a letra B.


Exemplo 2: Figura de PERA. Letras R (ARA - azul) e RR (ARRA - vermelha). Os jogadores deverão bater a mão na Boca Azul, pois a palavra PERA se escreve com apenas uma letra R.


Quem bater a mão primeiro, na BOCA da cor CERTA, ganhará a figura e fará um ponto, desde que escreva a palavra sob a figura, de forma correta. Além disso, deverá pronunciar corretamente a palavra e seu oponente, errado, para que seja compreendida e fixada a correta associação grafofonêmica. O apoio das Boquinhas deverá ser sempre utilizado para a aprendizagem e fixação.


Exemplo 1: Deverá escrever e falar BONÉ, com a letra B, corretamente, e dizer que PONÉ, com a letra P, estaria errado.


Exemplo 2: Deverá escrever e falar PERA, com apenas uma letra R, corretamente, e dizer que PERRA, com duas letras R, estaria errado.


Essa técnica se apóia na compreensão de que o erro faz parte da aprendizagem e somente aprendeu, aquele que conseguiu distinguir o erro do acerto, por aprendizagem e não apenas memorização.


Para a escrita, será considerado acerto o uso da letra certa do par em questão. Ou seja, se o jogador escrever com erro de outras letras, tendo acertado a letra do par da carta, fará ponto da mesma maneira. Para a fala, deverá falar corretamente toda a palavra.


O juiz é o responsável pela análise dos erros e acertos. Se necessário for, deverá consultar o gabarito do jogo, que contém todas as figuras e suas palavras escritas corretamente, ou ainda, um dicionário.


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