A dislexia é um dos distúrbios de aprendizagem que tem origem neurobiológica e se caracteriza por uma falha no processamento fonológico da informação.
No processamento visual observa-se que anormalidades neuroanatômicas dificultam o rápido processamento da informação apresentada, assim existe grande instabilidade na fixação e nos movimentos oculares, fazendo com que o indivíduo pule linhas e se perca facilmente na leitura.
Embora a consciência dos sons e das letras seja necessária para aprender a ler, as crianças precisam da prática da leitura. Para ler histórias elas precisam praticar as palavras, isoladamente (para aprender a decodificá-las) ou leitura de frases.
No entanto, para que a leitura seja eficiente o processo visual tem um papel muito importante, pois as palavras são estímulos visuais. Durante a leitura os movimentos dos olhos têm um determinado padrão (processo foveal, perifoveal, controles automotores, sacadas e fixações), que irão diferenciar os leitores com dificuldades daqueles que não as tem.
Cada uma das 5 réguas tem uma função diferente para cada tipo de dificuldade, o que facilitará no treinamento do desenvolvimento da leitura. Sua finalidade é auxiliar crianças e adultos na fixação ocular tanto no espaço quanto na sequencia visual, a régua ajuda na manutenção do movimento ocular durante a leitura e auxilia no desenvolvimento das estratégias de l
![]() | Régua 1 Usada para medir e para a tabuada. Régua 2Auxilia na leitura de cada palavra em particular. Régua 3Auxilia na leitura de cada linha. Régua 4Auxilia no direcionamento quando o leitor volta para a esquerda. Régua 5Permite a leitura na vertical, na horizontal e colunas. http://www.dislexia.org.br/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário