CURSO DE EXTENSÃOAVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NOS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E DA ATENÇÃOABRIL A DEZEMBRO DE 2012
Coordenadores
Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini (FFC/UNESP)
Dra. Giseli Donadon Germano (Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem/FFC)
Corpo Docente
Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini – FFC/UNESP-Marília-SP
Dra. Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula – FM/UNESP-Botucatu – SP
Dra. Giseli Donadon Germano – FFC/UNESP-Marília-SP
Dra. Lara Cristina Antunes dos Santos – FM/UNESP – Botucatu – SP
Ms. Adriana Marques de Oliveira – FFC/UNESP-Marília-SP
Ms. Maria Dalva Lourenceti – FM/UNESP-Botucatu – SP
Ms. Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade - FFC/UNESP-Marília-SP
Ms. Andrea Oliveira Batista - FFC/UNESP-Marília-SP
Alessandra Aranda Nicolau – FFC/UNESP-Marília-SP
Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda – FFC/UNESP-Marília-SP
Paola Matiko Martins Okuda – FFC/UNESP-Marília-SP
Ms. Cláudia da Silva – FFC/UNESP-Marília-SP
Ms. Fábio Henrique Pinheiro - FFC/UNESP-Marília-SP
Ms. Maria Nobre Sampaio - FFC/UNESP-Marília-SP
Ms. Vera Lúcia Orlandi Cunha - FFC/UNESP-Marília-SP
Maíra Anelli Martins - FFC/UNESP-Marília-SP
Natália Fusco - FFC/UNESP-Marília-SP
OBS: O corpo docente do curso é formado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia e membros integrantes do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” e integrantes do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem – LIDA/FFC/UNESP
Objetivos
Este curso de extensão tem por objetivo discutir os princípios da avaliação e intervenção multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e os transtornos da atenção em uma perspectiva clínica e educacional, oferecendo assim, suporte técnico-científico para prática profissional clínica e educacional com escolares que apresentam dislexia, transtornos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção em hiperatividade.
Justificativa
Dentre os problemas de aprendizagem, a dislexia, o transtorno de aprendizagem e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade veem despertando o interesse de pesquisadores e profissionais da área da saúde e da educação na busca de proporcionar melhores condições de ensino-aprendizagem para estas populações. Desta forma, criar um espaço por meio de um curso de extensão para que pesquisadores da Universidade e profissionais das áreas da saúde e da educação possam discutir os pressupostos teóricos e as melhores estratégias de avaliação e intervenção no contexto clínico e educacional parece o caminho ideal para melhorar as condições de aprendizagem destas populações. Assim, esta proposta visa propiciar uma relação bidirecional entre Universidade e comunidade de profissionais das áreas da saúde e da educação para melhor compreensão dos transtornos da aprendizagem e da atenção e, assim, melhor a qualidade de vida acadêmica e social destes escolares.
Conteúdo Programático
Módulo 1: Fundamentos neuropsicolinguísticos da aprendizagem – 3 hs (28/04)
Unidade 1: Aspectos neurológicos da aprendizagem
Unidade 2: Aspectos cognitivo-linguísticos da aprendizagem
Módulo 2: Aprendizagem da Leitura e da Escrita – 3 hs (28/04)
Unidade 1: Aprendizagem da leitura e da escrita
Módulo 3: Diagnóstico diferencial dos problemas de aprendizagem – 6 hs (12/05)
Unidade 1: Definição, classificação e etiologia
Módulo 4: Dislexia – 18 hs (19/05, 26/05 e 09/06)
Unidade 1: Avaliação neurológica – 3hs
Unidade 2: Avaliação e intervenção pedagógica – 3hs
Unidade 3: Avaliação e Intervenção fonoaudiológica – 6hs
Unidade 4: Avaliação e intervenção neuropsicológica – 6hs
Módulo 5: Disortografia – 12hs (23/06 e 07/07)
Unidade 1: Avaliação da ortografia – 6hs
Unidade 2: Intervenção com a disortografia – 6hs
Módulo 6: Disgrafia – 6hs (21/07)
Unidade 1: Avaliação e intervenção com a percepção visual- 2hs
Unidade 2: Avaliação e intervenção com a função motora fina- 2hs
Unidade 3: Escalas para avaliação da disgrafia – 2hs
Módulo 7: Discalculia – 6hs (11/08)
Unidade 1: Avaliação e intervenção com a discalculia- 6hs
Módulo 8: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH – 24hs (25/08; 15/09; 29/09 e 20/10)
Unidade 1: Avaliação neurológica – 6hs
Unidade 2: Avaliação e Intervenção fonoaudiológica – 6hs
Unidade 3: Avaliação e intervenção pedagógica – 6hs
Unidade 4: Avaliação e intervenção neuropsicológica – 6hs
Módulo 9: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC – 6hs (27/10)
Unidade 1: Avaliação e intervenção – 6hs
Módulo 10: Intervenção precoce com os transtornos de aprendizagem – 18hs (10/11; 24/11 e 08/12)
Unidade 1: Modelo de resposta a intervenção com professores – 6hs
Unidade 2: Modelo de resposta a intervenção comas crianças – 6hs
Unidade 3: Intervenção com habilidades musicais– 6hs
Módulo 11: Avaliações complementares – 6hs (15/12)
Data de Realização
- Abril a Dezembro de 2012
- Aulas aos sábados das 8hs as 14hs
- Carga Horária: 108 horas/aula
Local de Realização
FUNDEPE - Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e ExtensãoAv. Vicente Ferreira, 1346 - Cascata
CEP: 17515-000 - Marília/SP
Fone: (14) 3311-9500
Investimento
Inscrição | R$ 77,00 |
Mensalidade (10x) | R$ 252,00 |
* Documentação poderá ser solicitada.
**Não haverá devolução de taxas no caso de desistência. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário