quarta-feira, 13 de julho de 2011

O QUE É O PROCESSAMENTO FONOLÓGICO E O QUE ELE TEM A VER COM A LEITURA?

            processamento fonológico é um dos componentes da linguagem. Podemos dizer que ele é o elemento mais básico da linguagem. O processamento fonológico é a capacidade que nós possuímos de perceber e manipular os sons da fala. Este perceber não é o mesmo que ouvir, pois crianças com déficits no processamento fonológico ouvem muito bem, o que elas não conseguem é identificar os fonemas, ou seja, as pequenas unidades de som com que são formadas as palavras.
            Por exemplo, sabemos que a palavra BOLA tem 4 sons: /b/ /ó/ /l/ /a/. Da mesma forma, a palavra CHÁ tem 2 sons distintos: /x/ e /á/.
            Crianças com déficits no processamento fonológico têm muita dificuldade em perceber os fonemas. Elas ouvem a palavra como um bloco único ou dividido em partes maiores. Ao ouvir a palavra SOL, a ouvem como um único som, não percebendo que, na realidade, são 3 sons distintos que se associam para formar a palavra.
            A consciência fonológica é crucial para o aprendizado da escrita e da leitura. O desenvolvimento desta habilidade ocorre sem esforço por parte da maioria das pessoas, mas ocorre de forma deficiente em crianças disléxicas.
Uma coisa importante é que a consciência fonológica pode ser ensinada para as crianças que não a desenvolvem naturalmente e com isto é possível prevenir ou remediar muitos aspectos da dislexia.


 Jordano Copetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário