Jean Piaget
Quando viveu
De 1896 a † 1980
Onde nasceu
Neuchâtel, Suíça
Neuchâtel, Suíça
O que pensou
Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Frase
“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
Quando viveu
Nascida em 1937
Nascida em 1937
Onde nasceu
Argentina
Argentina
O que pensou
Dedicou-se ao estudo da alfabetização, deslocando o foco educativo dos processos de ensino para os de aprendizagem, dos métodos preconcebidos para a construção do saber na prática pedagógica. Discípula de Piaget na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança, seu nome está ligado ao construtivismo.
Frase
“Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”;
“É preciso sermos enfáticos: a escrita é importante na escola pelo fato de que é importante fora da escola, não o contrário”;
“É preciso sermos enfáticos: a escrita é importante na escola pelo fato de que é importante fora da escola, não o contrário”;
Quando viveu
De1870 a † 1952
De
Onde nasceu
Chiaravalle, Itália
Chiaravalle, Itália
O que pensou
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da autoeducação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.
Frase
"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"
Henri Wallon
Quando viveu
De1879 a † 1962
De
Onde nasceu
Paris, França
Paris, França
O que pensou
A escola, meio fundamental para o desenvolvimento pessoal, deve proporcionar uma formação integral (cognitiva, afetiva e social). Fundamentou suas idéias em elementos básicos que se comunicariam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação pessoal.
Frase
“A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”;
“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”
“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”
Michel Foucault
Quando viveu
De1926 a † 1984
De
Onde nasceu
Poitiers, França
Poitiers, França
O que pensou
Por meio de uma análise histórica inovadora, o filósofo viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento do corpo e da mente. Para Foucault, a escola é uma das "instituições de sequestro", como o hospital, o quartel e a prisão. Espaços que moldam o pensamento e conduta do homem.
Frase
“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”.
“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.
“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.
Philippe Perrenoud
Quando viveu
Nascido em 1955
Nascido em 1955
Onde nasceu
Bienne, Suíça
Bienne, Suíça
O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.
Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”
Célestin Freinet
Quando viveu
De1896 a † 1966
De
Onde nasceu
Gars, França
Gars, França
O que pensou
Freinet foi adepto das pedagogias ativas e colocava o trabalho como elemento central na organização das aprendizagens escolares. Sua pedagogia baseava-se na cooperação entre os alunos e os educadores, e os tempos e espaços escolares deveriam ser estabelecidos em função do interesse dos alunos.
Frase
“A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola”;
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos”
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos”
Paulo Freire
Quando viveu
De1921 a † 1997
De
Onde nasceu
Recife (PE), Brasil
Recife (PE), Brasil
O que pensou
Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.
Frase
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.
”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.
Lev Vygotsky
Quando viveu
De1896 a † 1934
De
Onde nasceu
Orsha, antiga Bielo-Rússia
Orsha, antiga Bielo-Rússia
O que pensou
Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser mediada. Nessa concepção, o papel da escola é orientar o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pelo aluno, impulsionando novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe, constituindo uma ação colaborativa entre o educador e o aluno.
Frase
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”;
“O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”
“O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”
Quando viveu
De1858 a † 1917
De
Onde nasceu
Épinal, França
Épinal, França
O que pensou
Para Durkheim, a educação é uma função coletiva, que visa ao bem social. Por isso, à sociedade caberia determinar quais as ideias e os sentimentos a imprimir na criança para que se tornasse um cidadão adaptado.
Frase
“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”;
“A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza”
“A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza”
B. F. Skinner
Quando viveu
De1904 a † 1990
De
Onde nasceu
Susquehanna, Pensilvânia, EUA
Susquehanna, Pensilvânia, EUA
O que pensou
A educação deve ser um processo planejado, pois é um dos meios de controle do comportamento humano, destinado a estabelecer comportamentos úteis e desejáveis aos indivíduos e a seu grupo.
Frase
“A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro”;
“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada”
“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada”
Howard Gardner
Quando viveu
Nascido em 1943
Nascido em 1943
Onde nasceu
Scranton, Pensilvânia, EUA
Scranton, Pensilvânia, EUA
O que pensou
Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norte-americano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas. Segundo Gardner, as inteligências são potenciais para processar informação que poderão ou não ser ativados, dependendo dos valores de uma cultura, das oportunidades de aprendizagens e das experiências.
Frase
“A educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano”;
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”
Nenhum comentário:
Postar um comentário