21/07/2014 a 22/07/2014 e 24/07/2014 a 25/07/2014
Objetivos
O curso será dividido em dois módulos, um teórico e outro prático (opcional) dividido em duas turmas independentes. O módulo teórico será ministrado em 20 horas/aulas pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase. O módulo prático terá duas turmas.
A primeira turma será organizada sob a forma de uma monitoria de 8 horas-aula, ministrada pela psicóloga e integrante do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – UFMG, Lívia de Fátima Silva Oliveira. A segunda turma também terá 8 horas-aula e será ministrada pela psicóloga e doutoranda Maria Isabel Santos Pinheiro.
O módulo teórico visa sistematizar, de forma abrangente e aprofundada, conceitos, métodos e dados empíricos referentes ao estudo da neuropsicologia aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à aprendizagem no contexto evolucionário, bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos.
A primeira turma do módulo prático (opcional) – Avaliação neuropsicológica – irá se concentrar na aplicação, correção e interpretação dos instrumentos neuropsicológicos mais utilizados na prática clínica. O curso tem como objetivo habilitar os profissionais para que sejam capazes de aplicar e interpretar um protocolo de avaliação neuropsicológica infantil.
A segunda turma do módulo prático (opcional) – Treinamento de pais – possui como objetivo propiciar ao participante, uma revisão teórica e prática sobre o manejo de comportamento na infância e reabilitação neuropsicológica no formato de Programa de Treinamento de Pais. O curso pretende apresentar estudos atuais da área na promoção de repertório comportamental infantil apropriado, no contexto familiar, escolar e também pesquisas em andamento no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento.
Programação
Módulo teórico
1. Aprendizagem no contexto evolucionário
2. Processamento de informação e aprendizagem escolar
3. Hipótese da sobrecarga cognitiva
4. Bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos
5. Por que o construtivismo não funciona? Quais as alternativas?
1. Aprendizagem no contexto evolucionário
2. Processamento de informação e aprendizagem escolar
3. Hipótese da sobrecarga cognitiva
4. Bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos
5. Por que o construtivismo não funciona? Quais as alternativas?
Módulo prático (opcional) – avaliação neuropsicológica
Aplicação, correção e interpretação dos testes:
1. Desenho impossível
2. 9 hole peg test
3. Orientação direita-esquerda; lateralidade
4. Figura de Rey
5. Digit span, Cubos de Corsi
6. Ravlt
7. Trigramas consonantais
8. Stroop victoria
9. TMT A e B
10. Repetição de pseudopalavras, supressão de fonemas.
11. Ditado de números.
12. Teste do desempenho escolar
1. Desenho impossível
2. 9 hole peg test
3. Orientação direita-esquerda; lateralidade
4. Figura de Rey
5. Digit span, Cubos de Corsi
6. Ravlt
7. Trigramas consonantais
8. Stroop victoria
9. TMT A e B
10. Repetição de pseudopalavras, supressão de fonemas.
11. Ditado de números.
12. Teste do desempenho escolar
Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios.
Módulo prático (opcional) – treinamento de pais
A formação teórica do curso pretende orientar o aluno para:
• Estruturar programas de intervenção no formato de Treinamento de Pais - TP para atendimento de crianças com desenvolvimento típico e também que apresentem transtornos do desenvolvimento.
• Definir principais conceitos e realizar análise funcional do comportamento na perspectiva da elaboração de programa de intervenção.
• Conduzir no formato de TP o programa de intervenção no contexto familiar e programar investimento para generalização.
• Promover conteúdos de Habilidades Sociais Educativas nos programas de Intervenção.
• Estruturar programas de intervenção no formato de Treinamento de Pais - TP para atendimento de crianças com desenvolvimento típico e também que apresentem transtornos do desenvolvimento.
• Definir principais conceitos e realizar análise funcional do comportamento na perspectiva da elaboração de programa de intervenção.
• Conduzir no formato de TP o programa de intervenção no contexto familiar e programar investimento para generalização.
• Promover conteúdos de Habilidades Sociais Educativas nos programas de Intervenção.
O contato com a prática clínica está previsto em:
• Apresentação de casos clínicos com discussão e destaque para contextos que atendam:
a. Queixas frequentes dos pais, relacionadas à crianças típicas
b. Intervenção via Treinamento do Pais nos transtornos do desenvolvimento
• Apresentação de casos clínicos com discussão e destaque para contextos que atendam:
a. Queixas frequentes dos pais, relacionadas à crianças típicas
b. Intervenção via Treinamento do Pais nos transtornos do desenvolvimento
• Os estudos sobre TP em andamento no LND:
a. Treinamento de Pais de crianças com Paralisia Cerebral
b. PTP para Síndrome Williams-Beuren (SWB)
c. PTP para crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM)
d. PTP para desenvolver habilidades básicas em indivíduos com dificuldade de aprendizagem
a. Treinamento de Pais de crianças com Paralisia Cerebral
b. PTP para Síndrome Williams-Beuren (SWB)
c. PTP para crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM)
d. PTP para desenvolver habilidades básicas em indivíduos com dificuldade de aprendizagem
Para o módulo teórico, será fornecido um CD contendo artigos de revisão e capítulos de livro sobre os tópicos abordados nas aulas. Os textos foram selecionados a partir de uma ampla e atualizada revisão da literatura internacional. Para os alunos que cursarem o módulo prático, também será fornecido um CD com protocolos e normas dos instrumentos não comercializados / cartilha de treinamento de pais e artigos referentes ao tema. Ressalta-se que não serão disponibilizados os slides apresentados durante o curso.
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