sexta-feira, 19 de abril de 2013

Uma tecitura psicopedagógica e psicanalítica dos instintos adolescentes.


A compreensão da conduta e da consciência do que é considerado prazeroso e o que é desprazeroso, transcende os limites do individual e do social para se situar no centro de um conjunto de variações extremamente complexas.
O pensamento se modifica na adolescência o jovem se sente atraído por tudo, janelas e portais, reais ou imaginários que os lancem a desafios, que os faça desmistificar, criar e recriar as verdades, tudo o impulsiona a viver esse momento de mudanças radicais.
Nessa época a maturação cerebral se enfatiza num processo acelerado de reorganização estrutural e funcional, provocando a evolução da linguagem da capacidade de comunicação, dos processos cognitivos e da memória. Enfim, o pensamento hipotético-dedutivo se consolida na adolescência. Usando como ponto de partida o jovem tem pelo desconhecido, que separa seu interesse pela a realidade, após alcançar o domínio do real na infância que passa a ser conhecido como manifestação das possibilidades, surge à suposição, a pressuposição e modelos teóricos são permeados por diversas variáveis. Tudo isso compõe o processo de aprendizagem na adolescência. Desenvolvimento acelerado amadurecimento sexual e mudanças significativas no contexto social e familiar são desafios do adolescente.
Todos esses fatores dificultam a atenção e desregulam o sono, o que interfere na aprendizagem, principalmente por esta ser uma fase difícil na vida escolar tantos conteúdos, tantas exigências acadêmicas e sociais da vida. Tudo isso forma a ambivalência do adolescente, que deseja a liberdade, mas em geral não está disposto a assumir a responsabilidade inerente a ela.
A escola é uma instância formadora que serve como campo de experimentação social representado um papel, não só no que tange desenvolvimento cognitivo como também na construção da identidade individual e grupal. Conteúdos escolares estão permeados por princípios éticos e morais, noção de alteridade, ou seja, de reconhecimento e respeito ás necessidade do outro e das diferenças entre os indivíduos. A escola nesse papel não disputa o interesse do adolescente por aprender sendo colocado de lado num momento de tamanho desenvolvimento cognitivo.
Atualmente, a internet vem revolucionando como meio de aprendizagem dinâmico e informal como no caso da escrita, trazendo uma forma abreviada onde se procura escrever pouco e dizer muito, o português vem ganhando novos contornos. Assim, “você” reduz a “vc, teclar que é sinônimo de bater papo se transforma em “tc”,”blz”é beleza, gíria usada para expressar que estamos bem e o “fds”é um desejo reduzido e ao mesmo tempo enorme que seu final de semana seja bom ,rsrsrsrsrsrs.......(risos). Com toda a sua especificidade a linguagem da internet e universalizada .
Nesse contexto imediatista, permeado pela urgência das situações, a escola necessita de um projeto político pedagógico vivo, dinâmico que provoque a construção do conhecimento suscitando o envolvimento e comprometimento do desejo e da vontade de apreender, transformando o aluno num ser cognoscente. Sem perder sua função de instância formadora.
Uma das maiores queixas dos pais é o fracasso escolar e variadas soluções são buscadas na angústia de resolver essa questão. Porém, muitas vezes, os problemas escolares são a expressão dos conflitos que, em sua raiz, nada têm a ver com dificuldades pedagógicas. A avaliação psicopedagógica e psicanalítica é um instrumento que ajuda a esclarecer as causas do baixo desempenho escolar. Com um olhar mais voltado para o aluno e as influências que se inscreve na sua relação com a escola e a família. Tanto a escola quanto a família estão impregnado de conceitos preconceituosos como: incapacidade, “burrice”, “lerdeza”, desatenção, TDA/H, hiperatividade, preguiça, e tantos outros termos que aprisionam o sujeito numa situação angustiante onde é necessário que se operem mudanças para que se realize a aprendizagem. Porque é incontestável que na grande maioria das vezes os distúrbios comportamentais da criança ou do adolescente estão relacionados com conflitos familiares e com o papel que lhe é imposto, ainda que inconscientemente.
É indispensável que se análise os fatores inconscientes que abrem espaço de liberdade humana, de pensar, de ser e de agir, constituindo assim, um dos principais aspectos para libertar-se. É necessária a intervenção sobre as determinações inconscientes que permeiam o ensino-aprendizagem, abrindo espaço de liberdade e criatividade.
É necessário desatacar a importância que tem o período evolutivo da adolescência como o movimento em que o sujeito começa a interiorizar os valores morais. Valores estes que são adequados ao momento histórico social em que são produzidos. Cabe ainda assinalar a excessiva ênfase dada aos fatores cognitivos em detrimento dos motivacionais e de conduta numa sociedade onde a permissividade e a pouca reflexão estão sempre presentes, desencadeando uma crise de valores.
O ciber espaço enfatiza essa crise de valores, o gozo consumista e a crise de indentidade, onde você pode ter ou ser como deseja para quem está do outro lado da tela, como um cinquentão grisalho em seu gozo de eterna adolescência, ou optar pela experiência de viver no Second life outra vida em forma de avatar. São neuroses da contemporaniedade e essas mudanças nos fazem repensar a teoria psicanalítica circunscrita nesse contexto.
A perversão também encontrou caminho na internet, como os inúmeros casos de pedofilia, suicídio na rede assistidos por diversas pessoas, mostram o lado sádico e a instabilidade emocional de centenas de pessoas que se encontram plugadas.
Mas, nem tudo é regido por tanátos na internet, claro que num link no tempo grandes contribuições culturais estão presentes. Num mundo globalizado as informações repercutem com a tamanha facilidade, trazendo conhecimento, em sua função informativa, e entretenimento. A internet é hoje uma das maiores fontes de entretenimento dos jovens.

Beatriz Rodrigues

Um comentário:

  1. Curto, Compartilho e sempre aprendo algo novo e relevante!! Parabéns Níblia!! Beijos!

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