Em Neuropsicologia se fala muito em domínios cognitivos, mas o que são eles, além de nossos elementos principais de estudo e investigação clínica?
Primeiramente, o que é cognição? Cognição diz respeito aos processos mentais envolvidos na capacidade de armazenar, transformar e aplicar o conhecimento.
A cognição, portanto, é constituída de diversos processos mentais, chamados domínios cognitivos. Entre eles encontramos a inteligência, a memória, as funções executivas, a atenção, a linguagem, a percepção, as praxias, entre outros.
A inteligência é uma capacidade mental geral que nos permite realizar com sucesso as mais diversas atividades humanas, dependentes ou não do conhecimento acadêmico, e envolve a habilidade de raciocinar, resolver problemas, abstrair e aprender com a experiência.
A memória é um conjunto de amplos processos que de atuam para a codificação, armazenamento e resgate das informações. Dessa forma processamos as informações, armazenamos para depois podermos acessá-las nas mais diferentes situações. Armazenamos informações autobiográficas, eventos e conceitos gerais, informações que somos capazes de expressar ou simplesmente sabemos como fazer, informações que podem ser recordadas de forma imediata (minutos) ou a longo prazo (anos).
As funções executivas dizem respeito a um conjunto de processos que permitem ao indivíduo direcionar seu comportamento a metas específicas, avaliar a eficiência e a adequação desse comportamento, buscar estratégicas mais eficazes quando necessário, e então, resolver os problemas de forma imediata ou não. Nesse domínio encontramos nossas capacidades de planejar, controlar e flexibilizar a cognição e o comportamento, tomar decisões, categorizar, entre outras.
A atenção é um domínio importante, considerando que as outras funções ocorrem em um ambiente repleto de informações, que devem então ser selecionadas de acordo com os objetivos pretendidos, sejam eles conscientes ou não. Para isso, temos aspectos atencionais como a capacidade de selecionar em qual estímulo focar, alternar entre estímulos sucessivamente, focar em dois estímulos distintos simultaneamente, e sustentar o foco em determinada atividade por tempo prolongado.
A linguagem, domínio que favorece a adaptação do indivíduo ao meio em que vive, diz respeito aos aspectos fonológicos, sintáticos, compreensão, organização gramatical, prosódia, e aspectos pragmáticos do conteúdo lexical e discursivo.
A percepção é o domínio que fornece sentido e interpretação para os estímulos sensoriais recebidos, de forma a constituir uma percepção integrada do meio. Com esse domínio interpretamos as formas dos objetos e rostos, reconhecemo-los como tal e, portanto, acessamos tudo que temos armazenado sobre eles (gnosia).
As praxias se referem às habilidades que permitem ao indivíduo executar ações voltadas a um fim através de atividades motoras, sejam elas, vestir uma roupa, realizar movimentos simultâneos e fluidos, escovar os dentes, realizar gestos simbólicos (como dar tchau), construir projetos em diferentes dimensões, entre outras.
São esses domínios que avaliamos e que nos fornecem informações sobre o funcionamento do individuo, sobre perfis clínicos e possibilidades de intervenção.
Ao longo dos mais diversos assuntos que serão publicados vocês verão o uso desses termos. Entender o que significam auxilia não só compreender de forma mais aprofundada os assuntos tratados, mas também o importante papel da Neuropsicologia e ao que ela se propõe.
Por: Laiss Bertola
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