quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Treinamento de Pais..."


Todos sabem que a criação de um filho requer muito mais que boas intenções. Não obstante, o estilo de criação adotado pelos pais reflete diretamente na forma como os filhos se comportam e desenvolvem suas crenças, habilidades e forma de se comportar mediante diferentes situações da vida. Conciliar envolvimento e autoridade na criação é uma tarefa por vezes hercúlea, principalmente por que os nossos filhos vêm desprovidos de manuais de instrução ou de bulas. Recorrer à sabedoria dos mais velhos, à religião ou a outras formas de aconselhamento baseadas na cultura, pode ser eficiente na maioria das vezes, para a maioria das crianças. Apelar para o bom senso, ou até mesmo para o famoso método de tentativa e erros pode ser uma saída para muitos pais. No entanto, existem crianças e crianças. Existem também aquelas muito difíceis que apresentam comportamentos considerados problemáticos e disfuncionais. Desrespeito às regras na escola, em casa e em outros contextos; agressão verbal e física contra colegas, professores, irmãos e pais; desrespeito a figuras de autoridade; desobediência a ordens; nível exagerado de atividades; baixa tolerância à frustração e problemas em controlar impulsos são exemplos de de comportamentos externalizantes encontrados em algumas dessas crianças e adolescentes. Diante das dificuldades no relacionamento com os filhos que apresentam tais comportamentos, os pais podem desenvolver estratégias pouco eficientes para lidar com esses problemas. Às vezes, diante do estresse diário, tornam-se mais rígidos com seus filhos, negligentes ou simplesmente atônitos frente a alguns desses comportamentos. Uma estratégia de intervenção muito últil para modificar o comportamento de crianças com transtornos externalizantes é o Treinamento de Pais. Trata-se de uma forma de psicoterapia na qual a intervenção no comportamento dos filhos é feita através da modificação do comportamento e das crenças dos pais. Este tipo de psicoterapia tem como objetivo esclarecer os pais e familiares sobre fatores que favorecem ou prejudicam a interação entre pais e filhos. Visa desenvolver habilidades não coercitivas de manejo dos comportamentos em casa. Ao longo das sessões, os pais são instruídos sobre as características do contexto familiar, da criança e de si mesmos, relacionadas a comportamentos desadaptativos. Aprendem, ainda, sobre a atenção que deve ser dada aos bons comportamentos e sobre como melhorar a eficiência da autoridade em casa, conhecem alternativas ao uso de punições físicas e outras formas de coerção, aprendem como aplicar reforçamento ou punição logo após o  comportamento apropriado ou inapropriado. Crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ter dificuldade em completar atividades rotineiras sem a supervisão de outra pessoa; têm dificuldade em resistir à distração enquanto se concentram, trabalham ou conversam; têm dificuldade para realizar tarefas tediosas, repetitivas ou aborrecedoras, não conseguindo demonstrar o mesmo nível de persistência, atenção e motivação que outras crianças.  Também possuem dificuldade com o manejo do tempo e com a própria organização em relação a eventos futuros; dificuldade em se esforçar para conseguir recompensas maiores e de longo prazo em vez de optar por outras menores, mas imediatas; além de não conseguirem permanecer por muito tempo realizando atividades que não lhes proporcionem recompensas, estímulos ou que não possuam interesse imediato. Assim, diante destas dificuldades, estas crianças e adolescentes precisam de formas de educar diferentes dos seus pares, com regras mais claras e consistentes, proporcionando um reforçamento mais direto e imediato.  Diversos estudos têm investigado a eficácia deste tipo de tratamento para crianças e adolescentes com TDAH. O desenvolvimento de habilidades parentais não coercitivas modifica o comportamento do filho. Inicia-se aqui, um efeito bola de neve, já que a melhora no comportamento dos filhos, faz com que os pais persistam nas novas práticas parentais que foram aprendidas, produzindo resultados efetivos em longo prazo. Inconsistência, negatividade e altos níveis de adversidade na família são associados ao surgimento de problemas na primeira infância e são preditores da sua persistência na idade escolar, demonstrando a importância de uma intervenção cognitiva e comportamental precoce focada na relação familiar. Assim, é de suma importância que o pai conheça quais mecanismos irão favorecer ou prejudicar a interação com seu filho, como o conhecimento de que o elogio deve ser preconizado em relação à punição e de que estes devem ser imediatos, específicos e consistentes. O treinamento de pais, não é uma panaceia que irá resolver os problemas de criação em escala populacional. Mas por se pautar em conhecimentos provenientes da Terapia Cognitiva, Análise Funcional do Comportamento e outras áreas da Psicologia Científica pode ser uma ferramenta útil no manejo de comportamentos difíceis. Cabe ressaltar ainda que são necessários estudos para avaliar quais são os preditores de eficácia de tais tratamentos e para que tipo de pais, famílias e crianças o treinamento de pais tende a ser mais eficiente.                                                                                                                              
Referências:
Anastopoulos, A.D., Shleton, T.L., DuPaul, G.J. e Guevremont, D.C. (1993). Parent training for attention-deficit hyperactivity disorder: Its impact on parent functioning. Journal of Abnormal Child Psychology, 21, 581-596.
Fossum, S.,   Morch W. , Handegard B.,  Drugli M. and Larsson, B.(2009) Parent training for young Norwegian children with ODD and CD  problems: Predictors and mediators of treatment outcome. Scandinavian Journal of Psychology, 50, 173–181
Johnston, C. (1992, February) The influence of behavioral parent training on inattentive overactive and aggressive-defiant behaviours in ADHD children. Paper presented at the annual meeting of the Society for Reasearch in Child and Adolescent Psychopathology.
Kohut, C., Andrews, J.The efficacy of parent training programs for ADHD children: A fifteen-year review. Devolopments Disabilities Bulletin, 2004, Vol. 32, No.2, pp.155-172. Pisterman S, McGrath P, Firestone P, et al. (1989) Outcome of parent-mediated treatment of preschoolers with attention deficit disorder with hyperactivity. J Consult Clin Psychol 1989;57(5):628–35.

Por: Bárbara Romaneli Conde

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