Horário
| 6 de Setembro - Quinta-feira |
07:30
| Credenciamento |
08:00
| Cerimônia Oficial de Abertura |
08:30hs às 10:00hs
| A Comunicação Essencial e a sua Importância no Processo de Aprendizagem As diferentes formas de comunicação e seu impacto no processo de aprendizagem. Abordagens sutis e analogias que promovem empatia, e interação no entendimento. Paradigmas da comunicação e escuta profunda.
Palestrante: Tiemi Yamashita - Estrategista Social, especialista em comunicação e sensibilização de público, Especialista no Terceiro Setor |
10:00hs
| Coffee Break |
10:30hs às 12:00hs
| " Let's Catch Children Before they Fail!: Early Diagnosis and Intervention for Preliteracy Skills" - "Vamos avaliar as crianças antes que falhem : diagnóstico e intervenção precoce em pré escolares" Ao identificarmos precocemente as crianças antes que falhem na escola, elas se sentirão felizes com seu desempenho e serão mais produtivas para a sociedade. Qual teste deverá ser aplicado na pré-escola que mostrará o grau de desempenho na leitura? O que se deve ensinar para as crianças pré-escolares de risco, que falham no aprendizado da leitura?
Palestrante: Charles Hayes - USA - Fonoaudiólogo, membro da diretoria da International Dyslexia Association - IDA, Professor and Clinical Supervisor Department of Communication Sciences and Disorders (CDS), MGH-Institute of Health Profissions, Boston-Ma. |
12:00hs
| Almoço |
13:00hs às 13:45hs
| "Resultados dos testes de nomeação automática rápida (RAN) e do estímulo automático rápido (RAS) em escolares disléxicos e não disléxicos avaliados na Associação Brasileira de Dislexia" Nomeação automática rápida (RAN) é uma tarefa que mede a rapidez com que os indivíduos podem nomear em voz alta, objetos, cores, números e letras. Variações no tempo de nomeação rápida automatizada em crianças fornecem um forte preditor de sua capacidade de ler, e é independente de outros preditores, como consciência fonológica. Estímulos automáticos rápidos (RAS) é uma tarefa que mede a velocidade em nomear em voz alta estímulos alternados; letras e número e letras, número e cores. Testes de RAN e RAS são frequentemente utilizados como um instrumento clínico para o diagnóstico de deficiência de leitura nos leitores com dificuldades.
Palestrante: Maria Angela Nogueira Nico, fonoaudióloga e psicopedagoga clínica. Coordenadora Científica da ABD e membro da Equipe de Avaliação (CAE) |
13:45hs às 14:30hs
| "Dislexia e Arteterapia - Estatísticas e Comentários" Através do Projeto "Acolhendo os Sentimentos dos Pais" desenvolvido pela ABD desde 2006, as famílias das crianças que passam por avaliação e participam desse atendimento, têm a oportunidade de entrar em contato e expressar seus sentimentos em relação às dificuldades dos filhos. No Simpósio os participantes conhecerão esse trabalho inédito, e poderão ver resultados.
Palestrante:Elaine Cristina Braga Costa - Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Especialização em Arteterapia no Instituto Sedes Sapientiae. Aperfeiçoamento em Arte-Reabilitação – AACD. |
14:30hs às 16:00hs
| Dislexia no Japão A população de Japão é 127.800.000 habitantes, com uma taxa de alfabetização bem elevada (99,8%). A língua japonesa tem dois tipos de alfabetos, Hiragana e Katakana, e um ideograma do Kanji, (caracteres chineses). Cada fonema (em Hiragana & Katakana) corresponde a uma sílaba . No entanto, Kanji pode ter mais de uma pronúncia. Professores de escolas japonesas tiveram poucas oportunidades para aprender, obter prática e treinar as crianças com dislexia.Tem sido desenvolvidos testes de leitura, consciência fonológica, decodificação, fluência e vocabulário, nas escolas. Fonemas do alfabetoi Kanji têm complicações visuais. Vários pesquisadores estão tendo interesses neste campo.
Palestrante: Junko Kato, MD (Diretora da Clínica de Kato, vice-presidente, o Japão Research Dislexia) |
16:00hs
| Coffee Break |
16:30hs às 18:00hs
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Dislexia e suas Comorbidades Na prática clínica é crescente a necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre a psicopatologia da criança e do adolescente com dificuldades escolares. Para formular a hipótese diagnóstica é preciso conhecer a história de vida da criança e entender um pouco o que pode estar alterado para ela se comportar desta maneira. Na psiquiatria tem-se uma noção de como se avalia a criança e também sobre as patologias mais frequentes. E quanto mais aprofundamos a observação clínica, mais nos deparamos com crianças portadoras de mais de um transtorno, que são as comorbidades, como por exemplo: Dislexia e TDAH, Dislexia e Transtorno de Ansiedade, entre outros.
Palestrante: Dra. Eliana Curátolo - Médica Psiquiatra
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18:00hs
| Saída |
Horário
| 7 de Setembro - Sexta-feira |
08:30hs às 10:00hs
| Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem A dislexia e as dificuldades escolares, são muito confundidas com os transtornos comuns nas crianças e adolescentes.Hoje através de vários processos de diagnóstico e avaliações sabemos que esta confusão terminológica, só prejudica a criança, família e escola, gerando prejuízos que se mantém até a vida adulta. Fazer um seguimento orientado e interventivo no momento certo, pode amenizar muito a vida crianças e dar continuidade a sua instrução acadêmica.
Palestrante: Dra. Sylvia Ciasca, Psicóloga, Professora Associada III no Departamento de Neurologia FCM/UNICAMP, Coodernadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM; Coordena Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem - CNPq. |
10:00hs
| Coffee Break |
10:30hs às 12:00hs
| “Definition of Dyslexia and Assessment of Dyslexia” - "Definição e avaliação da dislexia" Todos os alunos devem ser leitores proficientes para serem bem sucedidos em sua carreira educacional. Pesquisas realizadas com leitura e escrita são importantes para o programa educacional de qualquer escola. Esta apresentação destacará os resultados dos relatórios das pesquisas mais recentes sobre alfabetização no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos. Serão também apresentadas, a definição, e a prevalência da dislexia, um dos muitos distúrbios de aprendizagem. Será discutido o papel da consciência fonêmica, memória fonológica, nomeação rápida automática, decodificação, compreensão, fluência, ortografia, escrita e vocabulário receptivo, no processo de alfabetização.
Palestrante: Susan Lowell - USA - Psicóloga, Psicopedagoga especialista em avaliação e tratamento das dificuldades de aprendizagem em Chapel Hill, NC, Vice-presidente da IDA, responsável pelas Global Partners. |
12:00hs
| Almoço |
13:00hs às 14:00hs
| "Intervenção com as Habilidades Percepto-Viso-Motoras" O objetivo desta palestra é apresentar a relação entre as habilidades viso-motoras e a grafia, e a importância do estabelecimento de um programa de intervenção com estas habilidades para trabalhar especificamente a disgrafia, uma das manifestações da dislexia do desenvolvimento que interfere e compromete diretamente o desempenho acadêmico.
Palestrante: Simone Capellini - Docente do departamento de fonoaudiologia e programa de pós graduação em educação da faculdade de filosofia e ciências – FFC / UNESP – Marilia – SP |
14:00hs às 14:30hs
| Tempo de Leitura de Palavras e Pseudopalavras por Minuto em Crianças com Dislexia e sem Dificuldade de LeituraUtilizando o PROLEC foi feita uma analise quantitativa do numero de palavras e pseudopalavras lidas por minuto e obteve-se uma diferença significativa entre o número de palavras e pseudopalavras lidas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental entre dislexicos e bons leitores.
Palestrantes: Cinthia Wilmers de Sá, Fonoaudióloga e Tânia O. Sbervelieri, Fonoaudióloga |
14:30hs às 16:00hs
| Uma Visão Geral da Situação na Índia, Jurídica e Educacional, e as Questões Atuais sobre a Dislexia.A Índia é um subcontinente com muitas línguas, e dada a crescente mobilidade da população, a maioria das crianças nas cidades aprendem várias línguas. Enquanto não há dados de pesquisa sobre o impacto que isso tem sobre a sua aprendizagem, será apresentada uma visão geral sobre as implicações dos alunos com dificuldades em aprendizagem.
Palestrante: Kate Kurawalla - India - Psicóloga, membro da IDA, Global Partner, especialista em avaliação e tratamento da dislexia |
16:00hs
| Coffee Break |
16:30hs às 18:00hs
| Cognição e Aprendizagem - Vantagens da Estimulação Cerebral na Aprendizagem da leitura em DisléxicosA aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.É o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio que nos rodeia. A neurociência é uma ciência nova que estuda o sistema nervoso central bem como sua complexidades através de bases científicas. Será apresentado um Programa de Neurociência em Estimulação em Leitura e Escrita que mostra onde todas as áreas do cérebro são estimuladas como pré-competência de aquisição da aprendizagem formal da leitura e escrita.
Palestrante: Dr. Rafael Silva Pereira - Portugal - Psicólogo, doutorado pela universidade de Extremadura, Espanha, em neuropsicologia da dislexia |
18:00hs
| Saída |
Horário
| 8 de Setembro - Sábado |
08:30hs às 09:15hs
| Tratamento de Disléxicos. Casos Reais e Dados Atuais - ABD O atendimento de disléxicos carentes na ABD foi implantado após constatação da ausência de atendimento público a esse grupo. Esse programa tem por objetivo levar a criança ou adolescente a “aprender a aprender” para que seja inserido na vida acadêmica. A ausência de superação no contexto acadêmico tem causado ansiedade e oscilações na auto-estima dos disléxicos. Cabe a nós pedagogos/psicopedagogos buscarmos novas estratégias que auxiliem o disléxico a se descobrir como SER capaz de superar desafios. Tendo sempre unido ao processo terapêutico o objetivo maior de envolver o ambiente familiar e escolar, que devem contribuir com intervenções construtivas para que exista o equilíbrio do SER e consequentemente o seu crescimento como um todo.
Palestrantes: Maria Cecilia Gomara de Oliveira - pedagoga, psicopedagoga e mestra em educação; Valéria de Andrade Cozzolino, pedagoga e psicopedagoga. Coordenadora das Oficinas de Intervenção para distúrbios de aprendizagem na ABD; Ambas são Membros da Equipe de Tratamento de disléxicos diagnosticados na ABD. |
09:15hs às 10:00hs
| O Impacto Emocional da Dislexia O impacto emocional da dislexia como as famílias lidam com seus familiares que apresentam dificuldade de aprendizagem. Reflexões sobre as etapas a serem vencidas até que se procure uma avaliação. Sentimentos e expectativas envolvidos, os desafios a enfrentar após o diagnóstico e os efeitos emocionais da dislexia.
Palestrantes: Tânia Valéria Penna Oliani - Psicóloga especialista em psicologia clínica, neuropsicóloga pelo HCFMU de São Paulo, membro do CAE - ABD. Áurea Maria Stavale Gonçalves, psicóloga, especializada em psicopedagogia e neuropsicologia pelo CEPSIC - USP, membro CAE - ABD. Autora da Cartilha - "Facilitando a Alfabetização - Multissensorial, Fônico e Articulatório em parceria com Maria Ângela Nogueira Nico. |
10:00hs
| Coffee Break |
10:30hs às 12:00hs
| “Learning Disabilities & Inclusion:The Way Ahead.” - "Dificuldade de aprendizagem e inclusão: Um passo à frente" Esta palestra destina-se a desmitificar dois temas importantes, isto é a Dificuldade de Aprendizagem e a Inclusão. Se as crianças não são devidamente diagnosticadas e não tem o apoio necessário, as dificuldades de aprendizagem formarão uma barreira em suas realizações escolares. Habilitando e capacitando educadores poderão ajudar as crianças a lidar com suas dificuldades. Nesta palestra, dicas importantes ajudarão a incluí-los na vida escolar e na sociedade.
Palestrante: Gad S. A. Elbeheri - Kuwait - Pedagogo, linguista, especialista em avaliação e tratamento da dislexia membro da IDA, Global Partner |
12:00hs às 14:00hs
| Mesa Redonda Internacional - Painel de Discussão
Charles Haynes - USA - Fonoaudiólogo |
Junko Kato - Japão - Médica Pediatra |
Susan Lowell - USA - Psicóloga, Psicopedagoga |
Kate Kurawalla - India - Psicóloga |
Gad S. A. Elbeheri - Kwait - Pedagogo |
Rafael Silva Pereira - Portugal - Psicólogo |
Maria Angela Nogueira Nico - Brasil, Fondoaudióloga e Psicopedagoga |
Marcia Maria Barreira - Brasil - Psicóloga |
Tânia Maria de Campos Freitas - Brasil - Psicopedagoga Clinica |
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14:00hs
| Encerramento |
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