Para ler é necessário saber :
-nome da letra (decodificação);
- o som que a letra faz;
--ordená-las sequencialmente;
- dar sentido;
-juntar com outras (para construir compreensão de um texto);
Para escrever:
-nome da letra (codificação);
- o som que a letra faz;
-ordená-las sequencialmente formando uma palavra;
- dar sentido;
-juntar com outras (para construir um texto);
-é necessário reconhecimento corporal, localização do corpo no espaço, controle de força, direção e velocidade dos movimentos PARA DESENHAR LETRAS E NÚMEROS, BEM COMO DIRECIONÁ-LOS NO ESPAÇO DO PAPEL.
-Reconhecimento da configuração da escrita
(como escrever: usando letras repetidas? Usando muitas letras? Usando poucas letras?)
(como escrever: usando letras repetidas? Usando muitas letras? Usando poucas letras?)
- Análise da dimensão sonora – extensão da fala
( coisa grande tem muitas letras e coisa pequena tem poucas letras?)
( coisa grande tem muitas letras e coisa pequena tem poucas letras?)
Noções meta-linguísticas elementares: diferenciar letras/palavras/números/frases
- conhecimento das funções da escrita: só vou querer ler se tiver significado para mim.
EX.:PARA JOGARMOS UM JOGO, PRECISAMOS LER AS REGRAS PARA SABER COMO SE JOGA. FUNÇÃO DA LEITURA NESSE CASO: CONSEGUIR JOGAR. CLARO QUE O JOGO DEVE SER INSTIGANTE, QUE PROVOQUE A CURIOSIDADE, SENÃO ELE VAI PREFERIR NEM JOGAR.
Daniela Queiroga - Psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário